Como conservar as frutas por mais tempo

Em tempos de cuidados redobrados de pandemia aprender a economizar se tornou essencial. Saber conservar alguns alimentos da forma correta evita desperdício de comida e mais saúde para você e família.

Na correria do dia a dia ter produtos frescos disponíveis para consumo imediato muitas vezes se torna difícil e uma alternativa para manter essa opção mais rápida pode ser o armazenamento dos alimentos, interessante para quem não quer abrir mão de cuidar do bem-estar.

As frutas são ótimas escolhas para se alimentar bem, servindo como café da manhã, lanches ou complementos de refeições, além disso apresentam vitaminas e fibras que auxiliam nas vias metabólicas do organismo e na saúde intestinal. Escolheu aquela fruta mas não sabe como conservá-la? Nós podemos te ajudar!

Após a compra a primeira opção é a higienização adequada. Posteriormente a dica de ouro é guardar os itens separadamente, frutas, verduras e legumes, assim ajuda a conservar as propriedades de sabor e textura de cada um, além de aumentar a sua durabilidade. Isso se explica porque algumas frutas emitem substâncias que aceleram o amadurecimento e, consequentemente, a deterioração de folhas e outros vegetais.

Mas as frutas precisam ir para a geladeira?

Banner-corpo de texto -blog

Nem sempre! alguns alimentos ficam mais saborosos mantidos em temperatura ambiente, por outro lado podem amadurecer mais rápido fora da geladeira. A banana, mamão e o maracujá liberam um gás chamado etileno, que estimula o amadurecimento mesmo após a colheita, quando mantidas na geladeira ou em ambientes ventilados costumam durar mais tempo.

Se preferir armazene em fruteiras ou em locais frescos para aguardar o consumo.

Uma observação para a banana: quer que essa fruta dure ainda mais? não deixe as bananas presas no cacho, o ideal é separá-las uma a uma, sem remover o cabinho da ponta. Depois envolver a extremidade de cima em um papel filme.

Posso congelar as frutas?

A maioria sim, seja em pedaços ou apenas a polpa, o que é perfeito para fazer deliciosos sucos e vitaminas. Seus nutrientes são preservados e a validade varia de três a seis meses.

Se optar por congelar, corte a fruta em pedaços pequenos e utilize etiquetas na embalagem com a data destacada, assim fica mais fácil o controle.

Depois das dicas de higienização e armazenamento adequado das frutas, é hora de colocar em ação. Opte por qualidade, nos mercados e feiras, escolha banana, mamão e maracujá Porta do Oeste.

Mais natureza, mais sabor! 💚